« 2019 começou com a Newsletter SubLunar e adeus perfil no Fa(k)ebook | Main | Show de lançamento do álbum "YONI", LORI, no Rio, 01/12/18 »
Quarta-feira
Fev062019

Fim de 2018 - Lori live, "Mosherah" no SWIT e O Ruído da Máquina de Criar Tempo

Dezembro de 2018 começou com o show de lançamento do álbum YONI no Aparelho. Foi lindo, foi incrível e Photon Duo arrasou muito nas projeções e light design mais uma vez. Agradeço a todo mundo que foi e fez o ritual acontecer com força. 

Bem no fim do ano, o site irlandês SWIT - SuperWorldIndieTunes - indicou a música Mosherah, do álbum Yoni, do meu projeto LORI, em sua última lista SSSH! do ano.

Também rolou O Ruído da Máquina de Criar Tempo, pela primeira vez em formato programa de rádio arte - o formato para o qual projeto nasceu (e  eu antes não sabia). O insight foi fruto da chamada para a Somsocosmos II, residência sonora/musical de duas semanas na Fazendo São João. O resultado, de pouco mais de uma hora, é só o início da série de entrevistas sobre memória auditiva e imaginação sônica, costuradas a coletas sonoras e musicais do dia-a-dia. Pode ser ouvido AQUI, em um podcast que conta, ainda, com uma improvisação da qual também participei.

Mais sobre o programa na SOMSOCOSMOS:

O Ruído da Máquina de Criar Tempo – Parte 1
Realização: Leandra Lambert
Duração: 1h 1min 45s
 
Entrevistas afetivas, vozes que pensam a própria escuta, reflexões sobre a memória auditiva e imaginação sonora que nos acompanha desde sempre. Trechos de outras manifestações espontâneas e intempestivas, todas realizadas durante a residência Somsocosmos #2.
 
Falas de:
Alessandra Duarte, Alexandre Gwaz, Amanda Costa, Antônio Sobral, Arielle Soucy, Celso dos Vinis, Demetrius, Gabriel Martinho, Inti Anne, Jéssica, Letícia Naveira, Letícia Werneck, Leandra Lambert, Lorena Pipa, Mari Bley, Sandra, Verónica Daniela, Vinicius Fernandes.
 
Músicas e afins:
o Canto do Silo – improviso vocal de Leandra Lambert e Mari Romano dentro de um silo, editado por Mari Romano.
o Mantra “MA”- em aula de Kundalini yoga ao ar livre conduzida por Felipe Zenícola
o Talvez no Útero – canto baixinho, violão, água, cobre e eco – à beira da piscina, com Alessandra, Leandra, Liza e Paulinho Fluxus.
o Um corpo cai – trecho (10 min) da jam realizada na noite do Domingo 21/10. 
Com Alessandra, Benoit Crouste, Black Taffy, Gwaz, Laura, Leandra, Leticia, Vinicius.
o Canção de Hosam Omran 
o Pássaros, grilos, sapos, cigarras, chuva...

Improvisação |18min

Realização: Vinícius Fernandes

Se trata de uma sessão de improvisação durante a residência Somsocosmos #2, a partir da leitura de textos do livro “Audio Culture”, organizado por Christoph Cox. A peça foi motivada pelo texto de Frederic Rzewski (capítulo “Músicas improvisadas”) com participação de: Alexandre Gwaz, Antonio Sobral, Donovan Jones, Leandra Lambert e Vinícius Fernandes. A gravação foi feita por Laura Zimmermann e Veronica Daniela Cerrotta.

A locução dos textos, adaptados do próprio livro, é de Mari Romano.

Além desse podcast, mais dois programas ótimos foram produzidos pelo Gabriel Martinho e pelo Vinicius, com a participação de outros residentes e habitantes locais.