"BR.ADA: Celebrando Ada é uma exposição organizada pelo site blanktape em parceria com o coletivo BR.Ada. A abertura no dia 24 de março é uma forma de integrar uma ação internacional na rede em homenagem a Ada Lovelace. Além de resgatar o universo de Ada, nosso objetivo principal é compartilhar textos e obras com foco na importância da mulher na produção artística e/ou tecnológica."

"Leandra Lambert é conhecida pelo seu trabalho musical em Voz del Fuego e Dziga Vertov. Em parceria com Alexandre Mandarino criou a obra ADA jpg > ADA wav, um dos destaques da mostra na Blanktape. O trabalho converte imagens de Ada Lovelace e elementos relacionados ao seu universo (máquina de Babbage, trechos de programação em linguagem Ada, retrato de sua mãe, cartas e diagramas) em sons através de um software específico.

 

Três peças sonoras foram criadas utilizando somente os arquivos de áudio resultantes desta conversão, após edição em sequenciadores. O conceito do trabalho parte das idéias pioneiras de Ada Lovelace, que postulava – ainda no século XIX – que os computadores seriam utilizados para criar arte e música. Imagens ligadas à primeira programadora da história se transformam, através de algoritmos, em paisagens sonoras abstratas. Óleos sobre tela viram ondas de frequência; equações matemáticas geram sons robóticos que estranhamente lembram a fala humana; retratos de família se transmutam em figuras rítmicas."